Presidente da Funai se reúne com lideranças indígenas em Rondônia

Segundo presidente, encontro vem para abrir diálogos com as tribos.


O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Costa, esteve em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, na tarde de terça-feira (21) reunido com as principais lideranças indígenas de Rondônia, Sul do Amazonas e Noroeste do Mato Grosso. Representantes de 60 etnias estavam presentes no encontro para debater melhorias para os povos indígenas.
Para o presidente da Funai o encontro é de extrema importância para abrir diálogos com as tribos de maneira que a muito tempo não havia. “Estamos extremamente felizes em poder reunir tantas lideranças para tratar de soluções e encaminhar projetos para que essas comunidades possam ser melhor atendidas pela Funai”, afirma Antônio.
Segundo ele, uma das preocupações é buscar recursos para investir em melhorias nas comunidades indígenas. “Sabemos que o país está em crise e vamos usar da nossa criatividade para buscar recursos e implantar junto as comunidade nosso projeto de sustentabilidade”, disse o presidente.
Entre as dificuldades encontradas, segundo o presidente, está a falta de sustentabilidade financeira e econômica nas coordenações regionais. “São coordenações que precisam ser revitalizadas economicamente porque o orçamento da Funai ao longo desses anos vem sendo cortado de forma muito drástica e isso tem prejudicado extremamente a aplicação das politicas públicas necessárias”, afirma.
Para o representante do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) em Rondônia, Marcos Apurinã, o presidente tem grandes desafios pela frente já que, segundo Marcos, a Funai é inoperante no país. “Estamos pedindo ao presidente para que ele tenha um compromisso sério com os povos indígenas, pois já estamos desacreditados de tantas promessas”, finaliza Marcos.

0 comentários: