Alunos de escola pública visitam aldeia indígena como presente de Dia das Crianças

        Alunos da escola Cora Carolina conhecendo sobre a cultura indígena Pobore | Foto: Você Repórter
Alunos entre 4 a 6 anos do ensino pré-escolar da Escola Municipal de Ensino Infantil Cora Coralina, foram visitar e conhecer de perto na sexta-feira (06), a cultura de cerca de 160 índios da aldeia Pobóre (a aproximadamente 50 km de Rondonópolis) e como eles convivem com a natureza.
De acordo com a professora Sueli Bonfim, a escola está em reforma e por este motivo os alunos estão sendo alfabetizados no prédio da Escola Municipal Rural Gleba Dom Bosco.
Na oportunidade da visita a aldeia, os alunos conheceram a escola das crianças Pobóres e observaram o contato direto com a natureza, com pássaros de diferentes espécies, animais, vegetação, além de uma liberdade muito maior para brincar, pois a escola não tem muros. “Os alunos estão ampliando suas experiências e puderam ter vivências muito significativas” explica a professora.
Há pouco mais de um mês, um incêndio de grandes proporções atingiu a região da aldeia e os alunos da escola ficaram sem poder frequentar as aulas pela proximidade da Aldeia Pobóre e segundo a professora, essa tragédia ambiental despertou a curiosidade e certa preocupação por parte dos alunos, principalmente sobre o que teria acontecido com as crianças, com os animais e a todos que habitam o local.
A professora lembra que muitos dos indígenas da aldeia, utilizam a via que passa em frente à escola Cora Carolina e que durante conversa com os alunos, sobre o que queriam conhecer ou visitar em comemoração ao dia das crianças; a surpresa foi sobre a cultura indígena. “Para nossa surpresa quando questionadas sobre o passeio que gostariam de fazer, os alunos escolheram conhecer “A Casa dos Índios”.
          Doações de brinquedos, doces e roupas para as crianças da aldeia Pobóre | Foto: Você Repórter
Diante da surpresa sobre a escolha das crianças, a direção da escola organizou uma campanha entre os alunos, familiares e funcionários buscando arrecadar brinquedos, roupas, calçados e doces para as crianças da aldeia.
Este contato com a cultura Indígena que muitas vezes gera receio nas pessoas, foi muito importante para que os alunos formem juízo de valor verdadeiro e não estereótipos ou preconceitos.Só um exemplo de como desconhecemos a cultura indígena, que é tão rica e que está tão próxima territorialmente falando, é o ato de bater na boca produzindo som e acharem que isso representa os índios da nossa terra, este ato é da cultura dos indígenas americanos.

0 comentários: