Indígenas são essenciais para controlar caça e proteger fauna

De acordo com um estudo da ONU, os índios têm uma importante função para preservar os territórios em que habitam


O empoderamento destes grupos, combinado com seus conhecimentos e capacidade de planejamento, é essencial para assegurar a sobrevivência das gerações futuras, tanto dos seres humanos como da vida silvestre”, afirmou em uma nota a diretora de Políticas e Recursos Florestais da FAO, Eva Müller.
O responsável ressaltou que esses povos e comunidades locais custodiam a vida silvestre, “não podem conceber sua vida separada da natureza e têm um grande interesse no uso sustentável dos recursos”.
Um conjunto de ferramentas desenvolvidas pela agência da ONU e outros parceiros como o Centro de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional (CIRAD) da França procura dar alternativas às comunidades locais para evitar os conflitos entre pessoas e animais.
Assim, por exemplo, em um parque nacional do Gabão os camponeses aprenderam que podem cercar as plantações, acender fogueira ou fazer barulho para assustar e impedir que elefantes, antílopes e outros animais selvagens destruam suas colheitas.
A publicação também analisa o impacto da caça esportiva e considera que, se for bem administrada, pode apoiar a conservação e a economia das pessoas pobres nas zonas rurais, frente à proibição total dessa atividade, que pode afetar seus meios de vida.
Segundo os especialistas, os benefícios de uma caça regulamentada e sustentável podem incentivar os proprietários das terras a manter e restaurarem o habitat e as populações de animais, assim como a combater a caça ilegal.
O estudo cita o caso de uma espécie ameaçada de leopardo mais presente em montanhas do Tadjiquistão onde é permitida a caça esportiva de ovelhas e cabras selvagens do que em outras zonas onde a prática está proibida, devido possivelmente ao maior número de presas e a menor caça ilegal.

0 comentários: