Projeto: Aldeia nas escolas promoveu um encontro a diferentes culturas

Por Márcio Call


A maioria das crianças que mora nas cidades só vê índios em duas situações: ou nos livros de história que contam a descoberta do Brasil ou, então, quando encontram com algum deles vendendo artesanato pelas ruas. E, mesmo assim, costumam ignorá-los, até por desconhecimento de que existem tribos que, a duras penas, continuam mantendo sua identidade e sua cultura. Por isso, a importância de projetos como o que foi desenvolvido pelo produtor cultural Márcio Call de Maricá-RJ, denominado de "Um pedacinho da Aldeia nas escolas"

Pela primeira vez as crianças _ e muitos pais e professores também _  puderam ver de perto e conhecer como é a cultura de uma das etnias indígenas que ainda povoam Rio de Janeiro. As escolas receberam a visita de índios Guarani vindos da aldeia Tekoa Ka'aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita) no município de São José do Imbassaí, Maricá-RJ. Entre eles, vieram algumas crianças indígenas, que por algumas horas puderam conviver com os alunos, todos muito curiosos com a novidade na escola. Uma mistura bonita de raças e costumes e de respeito às diferenças.

Os Guarani mostraram um pouco de sua cultura por meio das danças típicas, explicando para a comunidade escolar que elas são usadas nos rituais para pedir (ou celebrar) as boas safras e as boas pescarias, para homenagear os antepassados e até para espantar as doenças. Tradições antigas que são passadas de geração em geração. Nas escolas, os índios (inclusive os pequenos) da aldeia, dançaram para agradecer a hospitalidade e a oportunidade de mostrar um pouco de sua cultura milenar.

Os alunos tiveram a oportunidade também de conhecer o artesanato produzido pelos Guarani. Arco e flecha, tão presente no imaginário popular quando se fala em indígenas, foi o brinquedo preferido dos meninos, mas os instrumentos musicais como os chocalhos também fizeram sucesso. Cestarias e objetos de decoração em madeira, confeccionados principalmente pelas mulheres da aldeia, estavam à venda, pois ajudam a complementar a renda familiar. Todas as crianças queriam sentir-se um pouco indiazinhas também.  ''Momentos encantadores e inesquecíveis, que proporcionaram um novo olhar, além de ensinar o respeito, a troca, o carinho e a amizade''.  Vida longa ao projeto, que tem por objetivo conhecer e reconhecer a diversidade étnica, cultural e social brasileira. 


         



Produtor do projeto: 
Aldeia nas escolas 
por Márcio Call


0 comentários: