Precisamos de uma verdadeira democratização da internet e acesso aos recursos digitais para todos os alunos da rede pública municipal

Embora a alfabetização digital seja essencial para se viver na sociedade atual, precisamos de medidas para garantir que ela não permaneça no plano teórico

Sabemos que o desenvolvimento e o progresso das gerações estão vinculados à participação ativa das pessoas na tomada de decisões públicas. Isso significa que a sociedade tem livre acesso a informações e conhecimentos para que possam basear melhor suas opiniões e decisões.





Um dos objetivos é de garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Nesse sentido, fica claro que, para isso, é essencial o uso da internet, sendo porta de entrada para uma grande quantidade de informações, conhecimentos e recursos educacionais.

As escolas públicas das áreas urbanas estão fazendo um uso maior de computadores e da internet em atividades pedagógicas com os alunos.

É essencial focar agora a integração da tecnologia às práticas pedagógicas. Esse processo, passa por levar as tecnologias da informação ao cotidiano de professores e alunos. A sala de aula é o ambiente onde ocorrem o ensino e o aprendizado diário. Por isso, é importante que a tecnologia esteja ao alcance dos professores e alunos nesse espaço. É importante que esses equipamentos passem a integrar mais as práticas pedagógicas. E isso acontece, principalmente, nas salas de aula. No entanto, além de benefícios, a experiência também traz desafios. A maior integração é benéfica aos estudantes, porque as ferramentas digitais já são parte da identidade das gerações mais jovens. Para os professores, isso também é positivo, porque lhes dá uma gama de recursos mais adequados à realidade dos alunos e não há dúvida de que se trata de um grande desafio integrar essas ferramentas ao ensino nas classes.

Esses benefícios ainda não são garantidos em todas as regiões. Há alguns pontos que devem ser abordados para tornar o uso da internet na educação uma realidade.

Primeiro, é necessária infraestrutura e acesso a recursos adequados. Hoje, o acesso à banda larga é desigual. Muitas áreas rurais ainda carecem de redes de banda larga ou conectividade a preços acessíveis; portanto, existe uma necessidade premente de incentivar o investimento neste momento para superar essa primeira barreira. Além disso, as escolas precisam de computadores, tablets e outros dispositivos de TIC (tecnologias da informação e comunicação) que otimizem o processo educacional.

Por outro lado, que a tecnologia beneficie os alunos afetará diretamente o desenvolvimento da cidade. Para avançar nisso, é necessário que as legislaturas formem políticas que integrem as TICs nas estratégias de desenvolvimento sustentável, incluindo setores como a educação.

O sucesso no mercado de trabalho da era digital exige boas habilidades digitais. A alfabetização digital é essencial para se viver na sociedade atual, pois a Internet pode ajudar qualquer pessoa, em qualquer estágio de sua vida, para melhorar suas realizações educacionais e oportunidades de emprego. Isso nos leva a falar sobre a necessidade de inclusão e treinamento. Alunos, professores, adultos e jovens devem aprender a usar as TIC em suas atividades diárias. Por todas essas razões, as políticas devem promover maior igualdade de acesso aos recursos educacionais para grupos desfavorecidos e devem abordar especialmente as desigualdades de gênero. Em muitos países, ainda existe o fato infeliz de que meninas e mulheres têm acesso mais limitado à educação do que meninos, por razões sociais e culturais.

Em geral, podemos dizer que a Internet abriu as portas para a democratização do conhecimento e da educação no planeta, agora cabe a nós dar o último passo e criar a estrutura adequada para que ela se torne realidade.

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