Polícia investiga morte de cacique em aldeia indígena de Ronda Alta


Vítima, identificada como Antonio José Mig Claudino, foi atingida por 5 tiros.
Para delegado Leandro Antunes, crime ter características de execução.


A polícia investiga a morte de um cacique de 57 anos em Ronda Alta, no Norte do Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira (20). A vítima, identificada como Antonio José Mig Claudino, foi atingida por cinco tiros quando estava em um bar com outro indígena na aldeia localizada na região do Alto Recreio.

Conforme o delegado Leandro Guimarães Antunes, um homem desceu de um veículo, se aproximou e deu os disparos. O cacique foi atingido na região do pescoço e nuca; já o outro indígena ficou ferido por um tiro de raspão. O cacique chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Três testemunhas prestaram depoimento na delegacia: o indígena que acompanhava o cacique, o proprietário do bar e uma mulher que estava no local. Relataram que o crime foi rápido, mas não entraram em um consenso de quantas pessoas estariam no carro. "Há duas versões: que haveria um homem e uma mulher no veículo, e outra que havia dois homens e uma mulher no carro", explica Antunes.

Para o delegado, o crime tem características de execução. "Devido à maneira como foi. A pessoa chegou, encostou revólver e atirou a queima-roupa", comenta.

Ainda segundo Antunes, a tribo indígena estaria arrendando áreas desapropriadas de brancos e as melhores terras estariam sendo negociadas pelas lideranças, o que desagradou um grupo de indígenas.

O crime é investigado inicialmente pela Polícia Civil. Caso se confirme que tenha ligação com disputas de terras, deve ser repassado para a Polícia Federal.

"Precisamos esclarecer motivação do crime. Se envolver questões de terras, provavelmente vai ficar com a Polícia Federal. Se não, fica com nós," explica.

Agentes da Polícia Civil devem ir para a aldeia indígena para localizar alguma outra testemunha. "Ontem [segunda-feira], estavam todos agitados", conta. A PF também deve ir ao local.

0 comentários: